Hebreus 11.6:
“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele
existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” (NTLH)
Este versículo
tem atraído a minha atenção nestes dias. Há algumas preciosidades nele que eu
gostaria de compartilhar com você.
O escritor desta
carta, neste versículo em especial, começa dizendo que a fé é o elemento
principal que deve permear toda ação que tenha por objetivo agradar a Deus. No
mesmo versículo, aparece um termo correspondente a fé: o verbo “crer”: “quem
vai a ele precisa CRER que ele existe”.
Faço aqui uma
pausa na minha argumentação para perguntá-lo: Você tem temperado com fé os seus
esforços em agradar a Deus? Ou está cheio de dúvida e indecisão?
Avançando um
pouco mais, temos que fazer a seguinte pergunta: além de referir-se a Deus,
como sendo o alvo da fé (da ação de ‘crer’), a quem o trecho em questão se
refere? (Ou seja, quem é o praticante da fé?) Resposta: Refere-se a “quem vai a
ele” (“aquele que se aproxima do Senhor”, em outra versão).
Essa designação
lhe é familiar? Ou seja, você se encontra entre “Aqueles que se Aproximam do
SENHOR”? Caso não, o que você está esperando? A Bíblia diz “Buscai ao Senhor
enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55.6).
Agora que temos
uma clara noção de qual é grupo de pessoas ao qual o versículo se refere,
precisamos, estão, extrair as orientações-chave que podem nos fazer bem-sucedidos
no desafio de buscar ao Senhor. Para tanto, faremos uso da seguinte pergunta: Em
que tenho que crer (ter fé)?
a) Crer que ele existe. – Penso que esta
é a exigência mais “tranquila”, por conta da nossa cultura, predominantemente
cristã, e também por causa das fortes evidências da existência dele na criação
e no nosso íntimo, pois fomos criados “a sua imagem e semelhança”. Apesar de tais
fatores, penso que é indispensável a nossa constante meditação na Palavra do
Senhor e nas evidências da sua existência. Salmos
1.2 diz: “Bem aventurado o homem que [...] tem o seu prazer na lei do
Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
b) Crer que Deus recompensa os que
procuram conhecê-lo melhor. – Creio que, para muitas pessoas, este item é o
mais difícil. Talvez pensem assim: Será que Deus sabe, de fato, que eu existo?
E, se ele sabe, será que se importa comigo? E, se ele se importa, por que tenho
sofrido tanto e visto tanta pessoa que amo sofrer? Por que Deus me daria
atenção, havendo tanta pessoa melhor do que eu no mundo? Eu sou tão pecador,
imperfeito..., magoei tantas pessoas..., fiz tanta coisa errada... Até de Deus
eu já falei mal. Por que ele se importaria comigo e atentaria para o meu
esforço em tentar “conhecê-lo melhor”?
Apesar de suas
falhas, você precisa acreditar. As Escrituras Sagradas estão repletas de
afirmações de Deus dizendo que ele vai recompensar os nossos esforços em
buscá-lo. O que diz João 3. 16?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que
todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna”. Grande é o amor
dele por você. E alguém que ama é também alguém que recompensa. Por isso, busque-o
“enquanto se pode achar” e tenha a certeza de que ele o recompensará.
Veja o versículo 5 de Hebreus 11: “Foi pela fé que Enoque escapou da
morte. Ele foi levado para Deus, e ninguém o encontrou porque Deus mesmo o
havia levado. As Escrituras Sagradas dizem que antes disso ele já havia
agradado a Deus.” – Por que Deus o levou para si? Porque ele o agradou.
João 14.21: “Aquele que tem os meus mandamentos
e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu pai, e
eu o amarei, e me manifestarei a ele”. – Se você o buscar, além de amá-lo, ele
vai se manifestar a você.
Jeremias 33.3 diz: “Clama a mim e responder-te-ei.
Anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” – Se nós o clamarmos,
ele revelará coisa extraordinárias a nós.
Concluindo,
deixe que a fé no PRINCÍPIO DA RECOMPENSA DIVINA seja um combustível que o faz
buscar a Deus cada vez mais. Paz e graça!
